Feira da Agricultura de Paris anunciada sob alta tensão
Podcast
About this episode
Neste magazine "Vida em França", destacamos o descontentamento agrícola, a escassos dias da Feira internacional da agricultura de Paris.
Os nossos dois interlocutores são José Rodrigues, viticultor na região de Bordéus, sudoeste da França, e Carlos Vinhas Pereira, professor de economia na capital francesa.
A Feira internacional da Agricultura de Paris vai abrir a 24 de Fevereiro. Apesar de terem cessado a maioria dos bloqueios de autoestradas e de administrações, as tensões entre os agricultores e o governo permanecem ainda muito fortes. O evento muito popular, além do sector profissional, promete ter uma tonalidade muito política.
O chefe do governo francês, Gabriel Attal, anunciou na quarta-deira uma série de medidas para apaziguar a ira do mundo rural mas José Rodrigues, viticultor em Bordéus, não acha que seja suficiente.
A concurrência com Argentina, Chile, até com Espanha não permite aos agricultores franceses viverem das suas produções. Não vivemos no mesmo mundo. (José Rodrigues, viticultor)
Carlos Vinhas Pereira, professor de economia em Paris, reconhece que os agricultores precisam de garantias da parte do governo francês e também da parte dos actores económicos
Uma solução seria pedir um esforço aos distribuidores para pagarem aos agricultores um preço correcto e pedir aos consumidores que comprem produtos nacionais. (Carlos Vinhas Pereira, professor de economia)