Francisco Santos: «Um orgulho representar Portugal nos Jogos Olímpicos em Paris»

Francisco Santos: «Um orgulho representar Portugal nos Jogos Olímpicos em Paris»

RFI Português
00:16:16
Link

Podcast

Desporto
Desporto

About this episode

A Selecção Portuguesa masculina de ténis de mesa apurou-se para a prova de equipas dos Jogos Olímpicos de Paris que vão decorrer de 27 de Julho a 10 de Agosto no que diz respeito a esta modalidade.

Pela quarta vez, Portugal vai estar presente nas Olimpíadas na vertente das equipas. Os portugueses já estiveram nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, de 2016 no Rio de Janeiro, e de 2020 em Tóquio, apesar das provas se terem realizadas em 2021.

Para alcançar este apuramento para Paris-2024, os atletas portugueses tiveram de alcançar pelo menos os quartos-de-final do Mundial que decorreu em Busan, na Coreia do Sul.

Na fase de grupos, Portugal terminou no primeiro lugar com quatro triunfos em quatro jogos, derrotando a Roménia, o Irão, o Egipto e a Tailândia.

Com esse primeiro lugar, a selecção lusa seguiu directamente para os oitavos-de-final onde derrotou a Croácia, isto antes de perder frente aos franceses nos quartos da prova.

No entanto esse resultado permitiu aos portugueses apurarem-se para os Jogos Olímpicos de Paris contando com os seguintes atletas: Marcos Freitas, João Geraldo, João Monteiro, Diogo Carvalho e Tiago Apolónia.

Em entrevista à RFI, Francisco Santos, seleccionador de Portugal, admitiu que é sempre um orgulho alcançar o apuramento para os Jogos Olímpicos e também abordou a evolução da modalidade em território luso.

 

 

Recorde-se que Portugal vai estar pela quarta vez nos Jogos Olímpicos na vertente por equipas, sendo que a nível dos singulares, a selecção portuguesa já tem representantes desde 2008, ano em que participaram Marcos Freitas, João Monteiro e Tiago Apolónia. Estes três atletas estão pela quinta vez nas Olimpíadas.

De notar que a selecção portuguesa feminina de ténis de mesa foi eliminada nos oitavos-de-final do Mundial pela França e não alcançou por enquanto o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris.

Chegamos assim ao fim deste Magazine Desporto.